Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3577-1173
EMAIL ouvidoria@rodeiro.mg.gov.br

Saiba que é possível parar de fumar e preservar a sua saúde. Confira a dicas de especialistas para abandonar o vício

DATA: 02-06-2020

Você sabia?

O tabagismo é considerado a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo. Além disso, os fumantes têm 14 vezes mais chances de desenvolver casos graves de Covid-19.

São muitos os motivos para você parar de fumar.

Como faço para parar de fumar?

Para aqueles que não fumam, parar de fumar pode parecer algo simples. Basta querer. Mas para os fumantes, muitas vezes essa decisão é adiada para evitar o desconforto de ficar sem o cigarro ou por acreditar que é possível parar a qualquer momento. O fato é que se livrar do vício nem sempre é fácil, mas a boa notícia é que é possível.

Benefícios de parar de fumar:

Ao parar de fumar seu corpo vai recebendo benefícios constantes.

Seu olfato já percebe melhor os cheiros; além disso, o paladar já degusta melhor a comida.

Você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Quanto mais tempo sem fumar, menor o risco de morte por doenças causadas pelo uso do tabaco como por exemplo, o infarto do miocárdio.

Parar de fumar significa uma mudança radical em sua vida?

Você não precisa tornar-se um atleta ou ter uma vida sem amigos e divertimento. Mas por que não aproveitar a oportunidade para rever sua rotina e fazer algumas mudanças para melhorar a sua saúde?

Geralmente abusamos de alimentação desequilibrada e bebidas alcoólicas, levamos uma vida sedentária e acreditamos que os riscos de adoecer estão sempre muito distantes. Mas este é o momento de investir na saúde e buscar por uma melhor qualidade de vida. Repense sua rotina. Mexa-se!

Lidando com a vontade de fumar

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, que é considerada uma droga e uma das mais poderosas, já que atinge o cérebro em apenas 7 segundos. Por este motivo, os primeiros dias sem cigarro são considerados os mais difíceis.

Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns sentem mais desconforto, outros não sentem nada. Mas não desanime, porque a vontade de fumar vai reduzindo conforme os dias vão passando.

Cuidado com as armadilhas

Quando perdemos um ente querido, passamos por dificuldades financeiras, problemas no trabalho ou rompemos um relacionamento, a resposta automática pode ser o cigarro. Mas quando se sentir ansioso, a orientação é procurar se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e, principalmente, fumar não vai resolver seus problemas.

Alguns truques para quando sentir muita vontade de fumar

Para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada, ou comer uma fruta como laranja, pera, mamão, melancia etc. Outra dica é manter as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado – converse com um amigo, faça algo diferente, distraia sua atenção.

IMPORTANTE! Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

Evite o primeiro cigarro e você evitará todos os outros

Alguns ex-fumantes acabam voltando a fumar por estarem se sentindo tão bem que acham que podem fumar apenas um cigarro ou então acender o cigarro do amigo. Mas atenção: apenas uma tragada pode levar você a uma recaída. Portanto, todo cuidado é pouco. Siga firme e invista sempre no que você tem de mais precioso: sua saúde!

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo