Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3577-1173
EMAIL ouvidoria@rodeiro.mg.gov.br

8ª Jornada do Patrimônio Cultural

DATA: 30-09-2021

8ª Jornada do Patrimônio Cultural

Neste vídeo-documentário conheça um pouco sobre a história do BLOCO DO ZÉ PEREIRA, através de relatos emocionantes feito pela filha caçula do Sr. Raimundo Damas, Márcia Damas.

Um pouco mais sobre a história:

Os registros oficiais apontam a existência do bloco há aproximadamente 53 anos”. O bloco “Zé Pereira”, na tradição de Rodeiro, é formado por diversas pessoas mascaradas que são acompanhadas de alguns personagens como a boneca cobiçada, a mulinha, o boi, dentre outros. Todos obrigatoriamente, devem estar no anonimato para acompanhar o Bloco.

Para acontecer o tradicional desfile que começa 15 dias antes do carnaval, são distribuídas as responsabilidades referente às necessidades encontradas para o início do desfile. Os atores envolvidos no bloco podem ser divididos em quatro categorias: as costureiras, os mascarados, os membros da bateria e aqueles que ajudam na organização do bloco. [...] O bloco Zé Pereira é uma festa dinâmica que se recria e reordena, um evento em que os foliões buscam renovar suas energias e esquecer dos problemas cotidianos. Passado e presente unem-se na memória da comunidade e novas memórias são criadas entre aqueles que não partilham deste passado.

FONTE: Dossiê de registro do patrimônio histórico imaterial, Lei Municipal de registro 976/2011-Rodeiro.

 

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo