Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3577-1173
EMAIL ouvidoria@rodeiro.mg.gov.br

RESTAURAÇÃO DA ESCADARIA DO CRUZEIRO

DATA: 06-01-2022

A PREFEITURA DE RODEIRO ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO, PROMOVE A REVITALIZAÇÃO DO CONJUNTO PAISAGÍSTICO DA ESCADARIA DO CRUZEIRO.


Um símbolo de religiosidade e união, o Conjunto Paisagístico da Escadaria do Cruzeiro, começa o ano de 2022 com o processo de restauração a todo vapor.
Para os Rodeirenses nativos e os de coração, essa obra significa o reconhecimento de um legado histórico deixado para nossa cidade, que no ano de 1958, através do olhar cuidadoso e pioneiro do Pe. José de Andrade Machado em parceria com os munícipes, realizaram essa majestosa obra.
E o mais interessante na história desse Patrimônio Cultural e Arquitetônico do nosso município, foi a finalidade pela qual ele foi construído. Rodeiro historicamente sempre esteve envolvido na prática da agricultura e pecuária, apenas anos depois desta época se tornou o polo moveleiro. E como toda boa cidade do interior, uma das maiores preocupações dos agricultores da época, era a água.
 Sendo assim, criou-se o costume de lavar-se os pés da cruz, em tempos de longas estiagens com o intuído de pedir chuva para o município em um ato de fé.  
A peculiaridade deste movimento, nos atenta a um ponto bem específico para os dias atuais: 
A importância de CUIDARMOS DO NOSSO PATRIMÔNIO E VALORIZAR A IDENTIDADE CULTURAL DO MUNICÍPIO. 
Temos muito o que aprender, porém quanto olhamos cuidadosamente para a história de Rodeiro, não nos falta bons exemplos de cidadãos, que se mobilizaram afim de trazer progresso e desenvolvimento para o município. Esses Rodeirenses criaram obras e costumes que nos inspiram até hoje.
E para que possamos continuar a contar essa história, gostaríamos de pedir a toda população para nos ajudar a cuidar do nosso patrimônio. 
 Pois uma cidade que valoriza sua história, já está vários passos rumo ao futuro. 

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo