Cartazes espalhados pela cidade incentivam mulheres a denunciar violência doméstica

DATA: 14-08-2020

Em mais uma ação do Agosto Lilás, a Prefeitura de Rodeiro está se mobilizando para conscientizar a sociedade sobre importância de denunciar os casos de violência contra a mulher, que muitas vezes acontecem dentro de casa, cometidos por agressores que são conhecidos das vítimas. Para isso estão sendo espalhados diversos cartazes por toda a cidade, trazendo informações sobre o tema.

O objetivo da campanha Agosto Lilás é, também, falar da Lei Maria da Penha, segundo a qual há diferentes tipos de violência contra a mulher que podem ser punidos criminalmente, como: humilhação, constrangimento, manipulação, isolamento, vigilância constante, insulto, chantagem, ridicularização ou limitação do direito de ir e vir.

Tão importante quanto entender todas essas violências e enxergar que está sendo vítima de uma delas (ou de várias), é conseguir se encorajar, romper o ciclo e fazer a denúncia, o que muitas vezes não acontece por medo, vergonha ou mesmo desconhecimento – veja mais informações no texto “Como identificar e denunciar violência doméstica”.

Para ajudar nesse processo, os cartazes divulgados pela Prefeitura de Rodeiro informam que as denúncias podem ser feitas sem a necessidade de se identificar. Basta que a própria pessoa ou alguém que tenha conhecimento de um caso ligue, de forma anônima, para o telefone 180.

É uma forma de garantir a proteção às mulheres que são vítimas desse tipo de violência!

SEMPRE AO SEU LADO!