Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3577-1173
EMAIL ouvidoria@rodeiro.mg.gov.br

BOLETIM SÍFILIS 2022 - RODEIRO

DATA: 18-10-2022

INFORMATIVO SECRETARIA MUNICPAL DE SAÚDE

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada pela bactéria Treponema pallidum. Tem cura e o tratamento é realizado pelo SUS em qualquer unidade de saúde.

A transmissão ocorre por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada (sífilis adquirida) ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto (sífilis congênita), podendo apresentar severas consequências como aborto, prematuridade e natimortalidade.

Pode apresentar várias manifestações clínicas (manchas vermelhas pela pele, boca, nariz, palma das mãos e planta dos pés; ínguas pelo corpo geralmente na região genital, dor de cabeça, dor de garganta, dor de garganta, febre baixa) e também possui estágios diferentes. Até que comecem os sintomas pode levar anos, o paciente pode estar com a doença e nem saber.

O medicamento de escolha para tratamento é a benzilpenicilina benzatina (Benzetacil), sendo a única droga com eficácia documentada durante a gestação. Importante também é quando se trata o parceiro juntamente com a gestante, o que se torna crucial para o sucesso terapêutico bem como prevenção da transmissão para o bebê.

O diagnóstico pode ser feito através da realização dos testes rápido, feito em todos os PSF’s do município, é um exame simples, não precisa de agendamento e o resultado sai em alguns minutos. Existe também o exame laboratorial solicitado pelos médicos.

Vale ressaltar que o número de casos de sífilis está aumentando no Brasil e no município. Diante disso, o diagnóstico precoce e tratamento oportuno e adequado da sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita, são determinantes para a redução da morbimortalidade.
FIQUE ALERTA!

PREFEITURA DE RODEIRO
ADMINISTRAÇÃO 2021/2024

 

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo