JANEIRO BRANCO

DATA: 12-01-2023

Janeiro Branco em Rodeiro
A vida pede equilíbrio. A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”.
O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico. Para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como:
Praticar atividade física.
Manter uma alimentação saudável.
Se hidratar.
Ter um sono de qualidade.
Cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar.
Estar em companhia de pessoas otimistas e que te faça sentir bem.
Comportamento autodepreciativo, como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração, entre outros, podem ser considerados como um alerta para a saúde mental.
É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam os sintomas não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde.
Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da região onde se reside, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família, além dos encaminhamentos, quando necessário, para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
FIQUE ALERTA!
ADMINISTRAÇÃO 2021/2024