Prefeitura de Rodeiro realiza ações na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

DATA: 20-11-2020

O mês de novembro é voltado para a divulgação de informações sobre o câncer bucal, buscando desenvolver serviços para diminuir o comportamento de risco e realizar diagnóstico e tratamento, além de estimular a prevenção e o autocuidado.

Especialmente por estarmos em meio a uma pandemia, com diminuição dos atendimentos presenciais, é ainda mais importante que haja incentivo a atividades que permitam a detecção de lesões suspeitas ou com percentual de malignidade, evitando que se agravam.

Por isso o município de Rodeiro realizou algumas ações preventivas e de promoção de cuidados relacionados à doença. Veja:

- Distribuição de folders explicativos na sala de espera, realizada pelo cirurgião dentista Dr. Wemerson Carlos, TSB Josilene, ASB Derli, cirurgiã dentista Drª Marcella Gazolla e ASB Marcella Medeiros.

- Visitas domiciliares com a presença de médico e enfermeira da ESF, promovendo prevenção da doença e distribuindo folders explicativos.

- Teleodontologia realizada pela cirurgiã dentista Drª Marcella Gazolla para promover a prevenção do câncer bucal.

- Distribuição de repelente e folder explicativo sobre câncer bucal na sala de espera com gestantes, realizada pelo cirurgião dentista Dr. Wemerson Carlos, TSB Josilene e ASB Derli.

- Promoção e distribuição de kit com escova e creme dental, além de folder explicativo sobre a doença, para pais e/ ou responsáveis durante a entrega dos materiais didáticos para os alunos na Escola Municipal Professor Arthur Nunes de Medeiros. Ação realizada pelos cirurgiões dentistas Dr. Wemerson Carlos e Drª Marcella Gazolla e pelas ASB’s Derli e Marcella Medeiros.

Todas as ações foram feitas seguindo os protocolos de segurança em relação à Covid-19, com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e mantendo o distanciamento social.