Contraste Alto contraste [Alt + C]
Ir para o conteúdo [Alt + 1]
Ir para o menu [Alt + 2]
Ir para o rodapé [Alt + 3]
TELEFONE (32) 3577-1173
EMAIL ouvidoria@rodeiro.mg.gov.br

Rodeiro segue a contramão dos municípios mineiros e dá exemplo no combate à dengue

DATA: 25-04-2019

Os Municípios Mineiros vem enfrentando nos últimos meses milhares de casos de dengue, inclusive com mortes, desde janeiro de 2019 já são 140 mil casos prováveis de dengue e 14 mortes. O fato é tão grave que o Governador do Estado Romeu Zema decretou na ultima terça-feira (23/04) situação de emergência na saúde pública em boa parte dos municípios mineiros. 
Mas ainda, com toda esta situação, Rodeiro, cidade do interior da zona da mata, está entre as cidades com os menores índices de casos de dengue no Estado. Desde o inicio do ano até os dias atuais são apenas 26 casos suspeitos. E o fato ocorre por diversos motivos, dentre eles o comprometimento dos agentes de combate às endemias e o apoio da população.

Mutirões de limpeza, fumacê próprio e ajuda da população

Em curtos espaços de tempo são realizados mutirões onde os agentes passam por toda a cidade, sem exceção, recolhendo materiais e objetos que acumulam água. As ações são mobilizadas por toda a equipe que realiza a limpeza de lotes, terrenos, quintais e casas, o trabalho é feito com cautela, pois o importante é retirar tudo o que pode comprometer a saúde pública. 
Quando necessário, os responsáveis pelo setor fazem uso de um “fumacê”, criado pelo próprio município para o combate. Para sair das filas de espera de “carro fumacê”, Rodeiro adquiriu ferramentas que possibilitam emitir a fumaça capaz de matar o mosquito, iniciativa que de acordo com o Prefeito Luiz Medeiros, contribuiu substancialmente no combate às doenças. 
A população rodeirense também merece destaque, pois vem entendendo a necessidade de se evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e doenças como Zika e Chikungunya, mantendo lotes e quintais limpos ou aproveitando os dias dos mutirões para fazerem uma faxina nos respectivos imóveis, fato que ajuda o trabalho dos agentes. 
A equipe responsável vem realizando também, ações educativas tanto junto aos adultos quanto nas escolas para jovens e crianças, a soma de todos estes esforços e fatores é que contribui para que Rodeiro tenha cada vez mais saúde e qualidade de vida.

 

Compartilhar em:

Voltar
Voltar ao topo